Inscrição Municipal

Escritório de Contabilidade Campinas

A Inscrição Municipal (IM) é um documento que identifica através de um número uma empresa perante o município em que a mesma encontra-se estabelecida. Através dessa inscrição a Prefeitura consegue acompanhar a regularidade fiscal da empresa, bem como as atividades do contribuinte, verificar o pagamento dos tributos, impedir a sonegação de impostos e garantir a idoneidade do estabelecimento aos consumidores, para tal a IM deve ficar afixada junto ao Alvará de funcionamento em lugar visível para todos na empresa.

Além disso, sem esse registro, não é possível emitir notas fiscais, obter certidões negativas e participar de licitações.

Para obtenção da Inscrição Municipal é preciso apresentar alguns documentos que podem variar de cidade para cidade e também de acordo com atividade praticada. Contudo, alguns documentos são de apresentação indispensável como CNPJ, documentos pessoais dos sócios (CPF e RG) e seus respectivos comprovantes residenciais, Contrato Social, entre outros.

Vale lembrar que antes de fazer a Inscrição Municipal é necessário efetuar a pesquisa de Viabilidade, que nada mais é que a verificação por parte do município quanto a possibilidade do empreendimento se estabelecer em determinado lugar da cidade. Algumas Prefeituras oferecem essa pesquisa online através do seu portal e em outras é necessário fazer a consulta de forma manual.

Procure a Contabilidade Vilac e tenha um auxilio completo quanto ao procedimento e a documentação necessária de acordo com seu município para dar entrada em sua Inscrição Municipal.

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