Faça a precificação de serviços em 6 passos
Aprenda como fazer uma precificação de serviços justa e adequada ao seu público em nosso artigo
A precificação de serviços é uma das tarefas mais desafiadoras para os prestadores de serviço. Afinal, ela envolve diversos fatores que podem influenciar no valor cobrado pelo trabalho realizado.
Por isso, neste artigo, iremos mostrar 6 passos para definir uma precificação de serviços justa.
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Defina a precificação de serviços nestes 6 passos
A seguir, você verá como fazer uma precificação de serviços justa, de acordo com o seu nicho.
1. Conheça o seu mercado
Para uma precificação eficiente, conheça seu mercado, clientes e concorrência.
Para isso, realize pesquisa de mercado através de fontes online, como sites, redes sociais e blogs. Identifique oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos, destacando diferenciais competitivos.
Obtenha uma referência da faixa de preço praticada pelo mercado para guiar sua estratégia de precificação e atrair mais clientes.
2. Analise seus custos e despesas
Para fazer uma precificação correta, é necessário passar por uma análise detalhada dos custos envolvidos na prestação do serviço. Inclua não apenas os custos diretos, mas também despesas indiretas, como aluguel, energia e salários.
Esta avaliação cuidadosa proporciona uma base sólida para estabelecer o preço mínimo aceitável.
3. Defina sua margem de lucro
No terceiro passo da precificação de serviços, determinar a margem de lucro é crucial para a rentabilidade e sustentabilidade do negócio.
Essa porcentagem sobre os custos possibilita investimentos em melhorias e inovações. Ao definir a margem, considere fatores como valor percebido pelo cliente, exclusividade do serviço, qualidade, demanda e oferta de mercado.
É importante dizer que não há uma regra fixa. A definição da margem de lucro costuma se basear na média do segmento ou concorrência. O objetivo é assegurar uma margem justa e compatível com o valor entregue, promovendo equilíbrio entre custo e benefício.
4. Escolha sua estratégia de precificação
O quarto passo para precificar seus serviços é escolher a forma como você vai cobrar pelo seu trabalho.
Existem diversas estratégias de precificação que você pode adotar, de acordo com o seu tipo de serviço, o seu público-alvo, o seu objetivo e o seu posicionamento no mercado. As mais comuns são as precificações por projeto, hora ou valor fixo.
5. Revise e se adapte constantemente
O mercado e as demandas dos clientes estão em constante evolução. Por isso, é vital revisar, regularmente, sua estratégia de precificação.
Esteja atento às mudanças na concorrência, nos custos e nas expectativas dos clientes, ajustando seus preços, conforme necessário.
6. Tenha uma gestão contábil para te ajudar
A contabilidade pode ser uma grande aliada na precificação dos seus serviços. Afinal, ela consegue fazer uma breve pesquisa e trazer insights valiosos.
Então, agora você sabe que, além de cuidar de suas finanças, a contabilidade também pode te ajudar de outras formas.
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