5 Erros que impedem o crescimento de uma empresa

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Não são poucas as empresas que, diante de uma crise, se veem estagnadas; não crescem, não inovam e tampouco buscam novas vias de negócios. Muitas não sabem como sair dos problemas que foram criados pela perda de um cliente ou o que fazer quando seu produto ou serviço tornam-se obsoletos, dando-se conta de que algo deve ser feito somente quando já é tarde demais.

A maior parte dos empreendedores é consciente da necessidade que a empresa tem de crescer e inovar. A seguir apontaremos alguns erros que impedem o crescimento da sua empresa.

 

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Erro #1: Não realizar planos estratégicos a longo prazo

Esta é, provavelmente, uma das principais razões de uma empresa não evoluir, podendo inclusive ser a causa do fracasso de uma empresa. Um projeto centrado exclusivamente no “aqui e agora” certamente não tem futuro porque, entre outras coisas, quando você começa a perceber que o mercado mudou, a maioria de seus concorrentes já tem mais experiência com os novos princípios e ferramentas.

Essa cultura de inovação não deve existir somente em multinacionais e grandes empresas. Não raramente, os resultados mais surpreendentes ocorrem em pequenas e médias empresas que adotam essa realidade em seus planos estratégicos. Afinal, de pouco lhe servirá a contratação de um serviço de consultoria externa se você não tem a mente aberta para evoluir. Lembre-se que você é, em grande parte, responsável pelas ações e resultados de sua empresa

 

Erro #2: A falta de um plano de negócios

Muitas vezes o empreendedor deseja diversificar os serviços ou produtos, mas não pode porque os serviços aos quais se dedica atualmente consomem todo seu tempo, impedindo-o de planejar e pensar. É preciso que você separe um tempo para escrever o seu plano de negócios.

É necessário que você saiba, pelo menos, os dados sobre o seu projeto e setor. Para isso, você deve estudar o mercado, analisar a política de preços, custos, rentabilidade, investimento e financiamento necessários. O plano de negócios irá ajudá-lo a compreender os pontos-chave, evitar erros, fazer projeções e, acima de tudo, para levantar capital e empréstimos para o seu negócio.

 

Erro #3: Publicidade insuficiente

Boa parte dos profissionais de marketing reclama que o orçamento previsto para o seu departamento é sempre insuficiente. No entanto, é verdade também que muitos deles não são capazes de entender as regras essenciais de investimento e finanças, por isso não é de estranhar que, em muitos casos, ações de marketing mostrem-se ineficazes.

Por outro lado, existem empresas muito pouco comprometidas com a filosofia de Marketing e que consideram investir uma parte de seus recursos em publicidade uma perda de tempo e dinheiro, por isso o orçamento destinado às ações de marketing são sempre insuficientes para que alcancem os resultados desejados.

Qualquer uma das duas formas de agir citadas acima está equivocada. É preciso encontrar um ponto intermediário e fornecer ao departamento de marketing de sua empresa os recursos necessários para poder conseguir os objetivos que lhes são pedidos, exigindo em troca resultados positivos para que o departamento continue recebendo mais investimentos.

 

Erro #4: Falta de estratégia em recursos humanos e gestão de talentos

Muitas empresas são incapazes de conseguir os melhores profissionais para compor seus quadros, isso porque suas políticas e diretrizes de seleção de pessoal são da primeira metade do século passado. Uma empresa que não compreende e trate seus trabalhadores como seu mais valioso capital, está em sérios problemas. Grande parte dos processos de seleção são realizados com excessiva rapidez e movidos por critérios subjetivos mais do que processos realmente lógicos e científicos.

Planejar e melhorar continuamente aspectos como planos de retribuição, sistemas de ascensão e outras recompensas que façam com que os trabalhadores sintam-se confortáveis e gostem de trabalhar na empresa, com certeza irá ajudá-lo a melhorar seus resultados.

 

Erro #5: A falta de investimento em I + D + I (Investigação + Desenvolvimento + Inovação)

Muitas empresas permitem que seus produtos e serviços tornem-se estagnados e com o tempo sejam superados por soluções propostas por empresas mais inovadoras. Mesmo nos serviços tradicionais, encontramos modelos de negócios e propostas diferentes e inovadoras. Um problema sério é que o projeto se pareça “mais do mesmo.”

Lembre-se da Apple e de seu fundador Steve Jobs. Existem muitas empresas fabricantes de tecnologia, no entanto a Apple sempre parece oferecer “algo mais” aos seus clientes. Não tenha medo de ser diferente. Frequentemente, as empresas “diferentes” tornam-se referência em seu setor. E para consegui-lo, o investimento em I+D+I é fundamental. Por isso, invista em inovação tecnológica.

Com certeza, após ler essas informações, você se dará conta da importância de evitar estes 5 erros e, talvez, sinta-se intimidado diante da enorme quantidade de trabalho que pode ser necessária para conseguir um rendimento ótimo em todos e cada um destes aspectos. Não se assuste, é natural que você não seja um especialista em cada um dos vários campos que compõem a gestão empresarial. Para isso existem, entre outras alternativas, as empresas de consultoria especializadas.

O mais importante é que você saiba selecionar corretamente sua equipe de colaboradores e esteja sempre disposto a inovar, sem medo de fugir dos padrões caso seja necessário.

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