Voce Caiu Na Malha Fina Descubra Agora O Que Fazer Para Resolver Esse Problema Blog - Vilac Contabilidade

Malha fina: saiba como resolver esse problema!

Descubra como resolver o problema da malha fina com passos simples

Entenda o que fazer quando cair na malha fina para evitar os problemas com a Receita

Cair na malha fina é um dos temores de grande parte dos contribuintes no processo de declaração do Imposto de Renda. Isso porque ninguém quer sofrer punições da Receita Federal.

Todavia, caso isso aconteça com você, caro leitor, saiba que é possível resolver esse problema mais rápido do que você imagina e, assim, você consegue se proteger das garras do Leão da Receita Federal.

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber para resolver o problema da malha fina.

Acompanhe!

O que é a malha fina?

A malha fina, ou malha fiscal, como também é conhecida, consiste em uma análise detalhada das declarações que apresentarem inconsistências após o cruzamento de informações com os dados informados por terceiros.

Isso acontece porque, além do contribuinte, outras pessoas e entidades, como empresas, instituições financeiras e corretoras, também precisam prestar contas à Receita Federal por meio do envio de informações sobre as suas movimentações financeiras.

Sendo assim, imagine a seguinte situação: você não informou ganhos com aluguéis de imóveis, mas os seus inquilinos declararam esses valores. Ao realizar o cruzamento de informações, a Receita Federal encontrará inconsistências na sua declaração, e ela ficará retida em malha fiscal.

Outro rendimento que muita gente esquece de informar é em relação ao ganho de capital. Entenda um pouco mais sobre o assunto acessando o link abaixo:

O que acontece ao cair na malha fina?

Agora que você já sabe como funciona a malha fina, é importante esclarecer por que tantos contribuintes a temem, não é mesmo? Esse temor se explica, pois, ao ter a declaração retida na malha fina, você ficará impedido de receber a restituição até resolver o problema, bem como ficará exposto a punições da Receita Federal, como:

  • Pagamento de multas;
  • Bloqueio do CPF;
  • Responder por crime de sonegação fiscal.

São problemas graves e, por isso, devem ser evitados. A melhor forma de evitar a malha fina é evitar erros e omissões na declaração. Por isso, contar com o auxílio de profissionais contábeis é a melhor forma de se proteger desse problema.

Se você já caiu na malha fina, é importante saber como resolver esse problema, e nós, da VILAC, vamos ajudar você. Acompanhe!

O que fazer quando cair na malha fina?

O problema da malha fina pode ser resolvido seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Identificar os motivos para você ter caído na malha fina, como erros no preenchimento ou não ter informado algum rendimento;
  2. Realizar o preenchimento e o envio da declaração retificadora com as informações corrigidas;
  3. Aguardar o comunicado oficial da Receita Federal;
  4. Prestar contas ou comprovar seus rendimentos, com a apresentação dos documentos necessários.

Trata-se de uma etapa importante e, nesse sentido, deve ser realizada por profissionais especializados para evitar novos erros e mais problemas.

Logo, entre em contato conosco! Os nossos profissionais estão preparados para ajudar você.

Caiu na malha fina? A VILAC vai ajudar você!

Nós, da VILAC, somos especialistas em Imposto de Renda e estamos no mercado desde 1989 ajudando pessoas físicas e pessoas jurídicas a entregarem suas declarações da forma certa e sem riscos.

Clique aqui para saber um pouco mais sobre a nossa solução para a sua declaração. Entre em contato conosco a fim de que possamos resolver o seu problema da malha fina de forma rápida e assertiva!

CLIQUE AQUI PARA FICAR LIVRE DA MALHA FINA!

5/5 - (1 vote)
Summary
Malha fina: saiba como resolver esse problema!
Article Name
Malha fina: saiba como resolver esse problema!
Description
Descubra como resolver o problema da malha fina com passos simples. Leia o nosso artigo e confira o que fazer para evitar problemas.
Author
Publisher Name
Vilac Contabilidade
Publisher Logo

Compartilhe nas redes

Recomendado só para você
Evite o pagamento de multas por não declarar o IRPF…
Cresta Posts Box by CP

E-book gratuito

E-book gratuito