Veja Quais Sao Os Principais Problemas Financeiros Que Podem Quebrar A Sua Clinica Medica Blog - Vilac Contabilidade

5 Problemas financeiros que podem quebrar sua clínica médica

ATENÇÃO: veja 5 problemas financeiros que podem quebrar sua clínica médica

Manter uma empresa da área da saúde em dia requer uma série de atenção, além das obrigações legais existem uma série de cuidados a serem tomados no financeiro para manter a empresa pé. Entenda mais sobre problemas financeiros que podem causar o fechamento da sua clínica.

A profissão médica tem sido historicamente uma escolha de carreira desafiadora. O custo do treinamento, a escassez de vagas disponíveis e as despesas que advêm da criação de seu próprio consultório são apenas alguns dos fatores de estresse que os médicos enfrentam regularmente. 

Independentemente do quanto você ame sua profissão escolhida, ser médico pode ser estressante para sua vida pessoal e financeira. Quando se decide empreender nesse ramo e ter a sua própria clínica médica, é necessário ter atenção redobrada, não apenas na prática médica em si, mas na gestão empresarial também.

Felizmente, há muitas maneiras de se proteger de riscos inesperados. Embora não possamos eliminar o risco financeiro em qualquer empreendimento comercial, seguindo certos passos você pode minimizar as chances de perder dinheiro e até mesmo ganhar dinheiro como investidor ao longo do caminho. 

Por isso, é essencial que você saiba identificar os principais riscos dentro da sua clínica médica. E, para tornar essas tarefas menos desafiadoras, preparamos esse artigo com os  5 problemas financeiros que podem quebrar sua clínica médica.

Veja também os artigos abaixo e melhores a gestão da sua clínica:

Por que estabelecimentos médicos falem?

A maioria dos médicos não falha na carreira empresarial porque são maus médicos; eles falham porque dirigem suas práticas de forma ineficaz. 

Não planejar suas finanças adequadamente, se sua prática sofre um grande revés, eles acabam tendo que confiar em soluções não sustentáveis, e acabam por adquirir dívidas. 

Mesmo que você tenha o melhor plano para o crescimento para a sua clínica, você ainda precisa considerar o fato de que as coisas nem sempre correm de acordo com o planejado. Muitas vezes, quando uma empresa se vê com falta de fluxo de caixa é forçada a contrair um empréstimo ou dependem de  financiamento. 

Como resultado, eles acabam pagando mais do que deveriam no final das contas. Quando a maioria de seu dinheiro vem de empréstimos ou crédito pessoal, você coloca sua prática em uma situação de risco.

Veja os principais problemas financeiros e evite a  falência da sua clínica médica!

1. Falha na gestão e diversificação do fluxo de caixa

Você não deve depender de apenas uma fonte de renda para financiar sua clínica, é fundamental saber como diversificar os seus ganhos para não ser pego desprevenido em certos meses.

Além disso, não adianta ter uma alta quantia de fonte de renda se você não gerencia-las corretamente. A falta de controle das entradas e saídas, custos e despesas é uma “doença” seríssima dentro da sua clínica.

O primeiro passo para garantir que sua clínica não venha a falência é ter um bom planejamento financeiro e gerenciar corretamente o seu fluxo de caixa.

2. Misturar a conta pessoal com a profissional

Esse é um erro que pode parecer bobo, mas é algo que custa a saúde de muitos empreendimentos. Utilizar dinheiro da sua empresa para contas pessoais prejudica o caixa da empresa, podendo ser um peso na lucratividade e manutenção do seu estabelecimento médico.

3. Falta de planejamento tributário

O planejamento financeiro é importante para a saúde da sua empresa, do mesmo modo, o planejamento tributário é de igual importância, além, é claro, de estar extremamente ligado ao financeiro da empresa.

As empresas que não planejam a parte tributária podem correr os riscos de deixar algum impostos passar despercebido e sofrer com multas e penalidades, além do mais, o planejamento tributário possibilita a empresa de encontrar regime tributário mais adequado para pagar apenas o que é de fato necessário ao governo, além, de possibilidade da análise e utilização de incentivos fiscais.

4. Glosa médica

Esse é um problema recorrente, apesar de ser em grande parte uma falha na comunicação entre as empresas médicas e com convênios, é  algo que pode e deve ser bem gerenciado. É necessário estar atento aos processo de preenchimento das guias de exames, a fim de evitar erros.

5. Não criar um fundo de emergência

Vamos lá, a sua clínica possui um planejamento financeiro efetivo e está totalmente alinhada com os processos de gestão financeira e contábil? Esse não é o fim da sua gestão!

A criação de uma reserva de emergência faz parte de toda empresa bem sucedida e bem gerida, afinal, este fundo permite às empresas passarem por momentos adversos que possam comprometer o funcionamento e lucratividade do seu negócio.

Como por exemplo, desastres naturais onde todo e qualquer um está propenso a enfrentar, ou até mesmo acontecimentos mais gerais, como a necessidade de substituir uma máquina, aumento repentino de gastos, entre outros. Por isso, a criação de um fundo emergencial é extremamente importante para evitar a falência em sua clínica médica.

Vilac Contabilidade, o serviço ideal para a sua clínica médica!

Como um profissional médico e empreendedor, você precisa se proteger de riscos financeiros. 

Isto pode ser alcançado com foco no gerenciamento de riscos e no planejamento financeiro adequado, afinal, você não deve se concentrar apenas em sua prática; você também deve considerar investir em outras áreas para criar uma empresa rentável, financeiramente saudável e aumentar as chances de crescimento empresarial.

E para isso, contar com o auxílio especializado da Vilac é um diferencial de peso para a sua clínica. Conte com o nosso apoio e minimize os riscos da falência!

CLIQUE AQUI E  CONTE COM A VILAC  PARA ELIMINAR OS PROBLEMAS FINANCEIROS EM SUA CLÍNICA!

5/5 - (1 vote)
Summary
5 Problemas financeiros que podem quebrar sua clínica médica
Article Name
5 Problemas financeiros que podem quebrar sua clínica médica
Description
ATENÇÃO: veja 5 problemas financeiros que podem quebrar sua clínica médica. Leia o artigo que preparamos e confira mais informações.
Author
Publisher Name
Contabilidade Vilac
Publisher Logo

Compartilhe nas redes

Recomendado só para você
Entenda por que o serviço de humanização é importante para…
Cresta Posts Box by CP

E-book gratuito

E-book gratuito