Porque é importante realizar a manutenção preventiva dos elevadores?

Escritório de contabilidade Campinas
Escritório de contabilidade Campinas

Os elevadores são uma parte importante na construção de edifícios com diversos níveis ou pisos, já que proporcionam ao usuário a oportunidade de atravessar distâncias verticais em pouco tempo. No entanto, para que um elevador instalado funcione bem através do tempo, recomenda-se que seja realizada neste equipamento uma manutenção adequada. Um bom serviço de manutenção é extremamente importante para a segurança de seus usuários.

 

Quem realiza este serviço?

 A manutenção de elevadores não é algo que pode ser feito por qualquer pessoa. Este serviço deve ser realizado por um profissional certificado e capacitado no reparo de elevadores. Um serviço de manutenção de má qualidade pode ser muito perigoso.

 

Periodicidade

 É importante lembrar que é uma determinação legal que os condomínios tenham contratos ativos de manutenção para todos os elevadores do edifício, seja comercial ou residencial.

As vistorias para averiguação dos itens de segurança como cabos de aço, sistemas de transmissão, freios de emergência e limitador de velocidade devem ser realizadas mensalmente. A inspeção dos dispositivos de travamento das portas e dos sistemas de proteção elétrica também deve ser realizada nesse período, evitando assim a fuga de energia ou que as portas se abram sem que o elevador esteja parado no andar.

Existem outras circunstâncias em que uma inspeção do elevador se faz necessária, como após um reparo importante do equipamento ou se o mesmo apresentou qualquer tipo de dano ou falha. É também primordial a revisão do elevador depois de ter sido instalado recentemente, ou quando um equipamento que já existia é substituído por um novo.

 

O que deve ser reparado?

Os elevadores são máquinas complexas, por isso há várias partes que devem ser verificadas regularmente para manter o equipamento funcionando corretamente e assim garantir a segurança dos usuários. Todo o sistema de engrenagem deve ser revisado minuciosamente, assim como as portas. O sistema de acionamento e seus componentes devem ser revisados e analisados se estão deteriorados ou se falta lubrificação, e o sistema de segurança também deve ser revisado. Também é importante rever as cordas, cabos ou o sistema de suspensão de cada elevador, prestando atenção aos sinais, tais como o desgaste, sinais de ruptura e o estado de colhedores suporte para o sistema de travagem de emergência.

É crucial que síndicos e usuários fiquem atentos aos riscos de infiltração de água que possam atingir a casa de máquinas, a caixa de passagem, poços e cabinas. Geralmente as chaves desses compartimentos permanecem com o zelador ou outra pessoa autorizada pelo condomínio, que os mantém trancados, liberando o acesso somente aos profissionais habilitados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rolar para cima