Cuidados ao fechar uma empresa

Escritório de contabilidade Campinas

 

Quando uma empresa não está gerando a lucratividade esperada e precisa ter o seu trabalho encerrado, muitos empreendedores não sabem como proceder para fechar o seu próprio negócio. Por isso, é preciso ter uma série de Cuidados ao fechar uma empresa para que tudo possa ser efetuado dentro da lei.

Os Cuidados ao fechar uma empresa estão relacionados à organização da papelada de encerramento, assim como o pagamento de dívidas e assinatura de ata de encerramento por parte dos sócios que o empreendimento possui.

Para conseguir fazer o fechamento de sua empresa, é preciso ter acesso a uma série de documentos e certidões que devem ser apresentadas ao governo e que devem estar organizadas e bem estruturadas, sem nenhum tipo de erro ou falta de documentos.

Para que você saiba os detalhes entenda os maiores Cuidados ao fechar uma empresa, resolvemos te explicar um passo a passo especifico. Leia com atenção e fique por dentro do assunto para que você possa fazer todos os procedimentos corretamente e sem dor de cabeça.


Saiba os maiores cuidados ao fechar uma empresa:

Os Cuidados ao fechar uma empresa estão sempre relacionados à burocracia exigida pelo governo. Por isso, leia com atenção as nossas dicas a seguir e comece a providenciar agora mesmo toda a documentação que é necessária! Organize tudo e coloque o fechamento em ação!

1 – Elaboração específica do distrato social

A elaboração do distrato social é a maneira de comprovar que sócios e donos do empreendimento concordam com o fim da empresa.

Por isso, é preciso que todos assinem a ata e o documento de distrato social, tudo seguindo as regras de elaboração específicas!

2 – Verificação de falta de pagamento de previdência

Depois de conseguir elaborar o distrato social, é hora de você verificar por meio da internet ou até mesmo no ministério específico se você tem algum débito na previdência. Isso só acontece quando você não paga os valores adequados para funcionários em geral.

3 – Obtendo o seu CRF

Se houver alguma divida, deve-se entrar em contato com a Caixa Econômica para sanar seu débito e garantir que está em dia com o sistema de fundo de garantia por tempos de serviço.

4 – Efetuando a baixa na prefeitura de sua cidade ou no Estado

Por fim, você deverá realizar a baixa de sua empresa na prefeitura de sua cidade e também no Estado. Para isso, você deve ir até a prefeitura e solicitar os documentos necessários. Cada cidade solicita um tipo diferente de documentação.

Para dar a baixa no estado, você deve ir até a secretaria da fazenda e fazer a solicitação de baixa de sua empresa, desde que tenha todos os impostos pagos em dia.

5 – Obter a comprovação do ministério da fazenda

Com isso, o ministério da fazenda irá fornecer a comprovação de que você pagou todos os impostos corretamente e que tem o direto de fechar a sua empresa.

6 – Arquivar toda a sua documentação na junta comercial

Todos os documentos que foram feitos nos procedimentos anteriores devem ser arquivados com todo o cuidado na junta comercial de sua cidade.

7 – Dando baixa em seu CNPJ

Por fim, você dará baixa em seu CNPJ com o auxílio da internet e de sua equipe contábil.


 

Gostou de saber mais sobre Cuidados ao fechar uma empresa? Agora chegou o momento de você colocar tudo em prática e começar a organizar toda a papelada que é necessária para o fim de seu empreendimento.

A Vilac realiza todo este processo de forma rápida e descomplicada. Caso queira, cuidamos de tudo para você!

 

 

Rolar para cima