Guia para abrir empresa em Campinas
Você está planejando abrir empresa em Campinas? Certamente, estamos falando de uma cidade repleta de oportunidades para negócios dos mais variados segmentos. Cabe a você explorá-las!
Mas abrir uma empresa não significa simplesmente alugar uma sala comercial e iniciar as vendas. É preciso dar uma atenção especial à formalização desse negócio para que sejam cumpridas todas as exigências legais.
Quer entender como funciona o processo de abrir empresa em Campinas? Confira o passo a passo que preparamos para você!
5 passos para abrir empresa em Campinas
1. Planejamento da empresa
O primeiro passo para abrir empresa em Campinas é fazer um planejamento do negócio. O que você pretende vender? Quem serão os seus clientes? Qual será o investimento realizado? E quais estratégias você vai adotar para se destacar no mercado?
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Todas essas são questões que vão guiar a abertura da sua empresa. Mais do que isso, também são informações que vão ajudar nos processos de formalização do negócio – que veremos logo a seguir!
2. Opção da natureza jurídica
Atualmente, muitos empresários iniciam seus negócios por meio do registro como Microempreendedor Individual (MEI), que é um modelo simplificado e com baixos custos.
Porém, para os empresários que buscam abrir uma empresa com uma estrutura mais robusta – incluindo mais de um funcionário ou almejando um faturamento anual superior a R$ 81 mil –, existem outras opções de natureza jurídica:
- Empresário Individual (EI);
- Sociedade Empresária Limitada (Ltda.);
- Sociedade Anônima (S/A);
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
- Sociedade Simples (SS);
- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
3. Escolha do regime tributário
Após definir a natureza jurídica, é preciso definir o regime tributário que será adotado. O ideal é encontrar a alternativa que apresente os menores custos com tributos entre as opções existentes:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
4. Elabore o contrato social
O contrato social é um documento que funciona como uma certidão de nascimento da empresa. Ele reúne todas as informações sobre o negócio e marca sua existência jurídica.
5. Formalização federal, estadual e municipal
Agora vamos para a etapa de formalização da sua empresa. Neste momento, é preciso ter consciência de que são diversos os registros necessários. Afinal, vários órgãos municipais, estaduais e federais precisam reconhecer a sua empresa.
De forma resumida, a formalização passa pelos seguintes pontos:
- Cadastro na Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP);
- Para prestadoras de serviço, é preciso solicitar a Inscrição Municipal junto à prefeitura de Campinas;
- Alvará de Funcionamento junto à prefeitura de Campinas;
- Outros alvarás e licenças que podem ser necessárias para a sua empresa – como licenças ambientais;
- Cadastro na Receita Federal;
- Cadastro na Previdência Social;
- Abertura de conta bancária empresarial;
- Marcas registradas, direitos autorais ou patentes.
Além disso, depois de abrir empresa em Campinas, será preciso cumprir todas as obrigações contábeis e fiscais que incidem sobre o seu negócio.
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