Baixa de empresa em Campinas: como fazer?
Está querendo encerrar as atividades do seu negócio sem maiores dificuldades? Saiba mais sobre o processo de baixa de empresa!
Certamente, o processo de baixa de empresa é uma das ações mais complicadas para os empresários que pretendem encerrar as atividades dos seus negócios.
Afinal, é uma decisão difícil, mas que pode ajudar a evitar maiores prejuízos ou problemas legais.
Mas você sabe o como funciona esse processo?
Neste artigo, apresentaremos o significado, os motivos aos quais levam os empresários a tomarem essa decisão, bem como os passos para realizar esse processo em sua região.
Portanto, se você possui uma empresa em Campinas e pretende finalizar as atividades, continue a leitura para tirar as dúvidas existentes.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa!
Leia também:
O que significa baixa de empresa?
A baixa de empresa se refere ao cancelamento do registro da empresa nos órgãos reguladores, como a Receita Federal, Junta Comercial, Prefeitura, entre outros.
Isso quer dizer que a empresa não existirá mais no ponto de vista legal, ficando impossibilitada de realizar suas atividades.
Por que os empresários recorrem a isso?
Existem vários motivos que podem levar os empresários a optarem pela baixa de empresa, como a falta de lucratividade, inviabilidade do negócio e dificuldades financeiras que ocasionam em dívidas.
Além disso, podemos citar os problemas societários ou familiares, assim como aposentadoria ou até mesmo falecimento do proprietário.
Como fazer baixa de empresa em Campinas?
Se você é um empresário, com sede do seu negócio na região de Campinas, é essencial entender que existem alguns passos básicos para dar baixa de empresa.
Abaixo, mostraremos os principais:
- Verifique se existem pendências fiscais, trabalhistas ou previdenciárias;
- Quite as pendências, caso existam;
- Solicite a baixa do CNPJ na Receita Federal através do site da Redesim;
- Solicite a baixa do registro na Junta Comercial;
- Solicite a baixa do alvará junto à Prefeitura de Campinas;
- Solicite a baixa da inscrição estadual na Sefaz.
Além disso, também é fundamental dar baixa de empresa nos demais cadastros municipais, estaduais ou federais, de acordo com o tipo e porte do seu negócio.
Qual a importância de contadores para ajudar nesse processo?
Para fazer a baixa de uma empresa, é preciso ter muita atenção e cuidado, pois não é uma tarefa simples. Por isso, o ideal é contar com a ajuda de contadores especializados nesse processo…
Afinal, eles podem verificar se a empresa tem alguma pendência e elaborar um plano de pagamento, emitir as certidões negativas de débitos, bem como preencher os formulários e enviar os documentos necessários.
Além disso, os especialistas em abertura, baixa ou encerramento podem acompanhar os prazos e as taxas envolvidas, orientando os empresários sobre seus direitos e deveres após o encerramento.
Tenha o apoio da Vilac Contabilidade
Pudemos perceber que o processo de baixa de empresa é uma decisão complexa e que envolve uma série de procedimentos burocráticos.
Por isso, é preciso analisar minuciosamente todos os passos a serem dados…
Contar com especialistas é uma das escolhas mais acertadas, visando ter as orientações mais adequadas para obter êxito durante o encerramento do seu negócio.
Nós, da Vilac Contabilidade, estamos há mais de 30 anos no mercado, oferecendo serviços de consultoria contábil, fiscal, trabalhista, societária e jurídica para nossos clientes.
Temos um time altamente qualificado e pronto para oferecer as melhores soluções, conforme as reais necessidades da sua rotina.
Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!
Quero falar com profissionais qualificados em baixa de empresa!