Entenda por que o serviço de humanização é importante para a experiência do cliente
Entenda por que você precisa prezar o atendimento humanizado em seu bar ou restaurante. Leia o artigo que preparamos e fique por dentro
Grandes experiências de clientes vêm de empresas que pensam primeiro nas necessidades de seus clientes, e buscar o atendimento humanizado é uma forma de você demonstrar que se importa com seu público.
Humanizar seu serviço significa colocar o ser humano de volta nas interações com os clientes.
Trata-se de entender quem é seu cliente e adaptar seus serviços às suas necessidades, em vez de uma solução única para todos.
Pode parecer senso comum, mas muitas empresas ainda falham em colocar seus clientes em primeiro lugar.
No entanto, não há soluções rápidas ou atalhos mágicos se você quiser ter sucesso com um atendimento humanizado.
Por que é importante humanizar seu serviço?
É importante humanizar seu serviço por muitas razões diferentes.
Em primeiro lugar, constrói confiança com seus clientes.
Se você fizer seus clientes sentirem que podem confiar em você, é mais provável que eles o escolham em vez de sua concorrência.
Outra razão pela qual é importante humanizar seu serviço é reduzir a rotatividade.
Uma das maiores reclamações dos clientes é que eles sentem que não estão sendo tratados como indivíduos.
Eles se sentem como se fossem apenas um número em uma tela ou uma pasta em uma mesa, querem ser tratados como pessoas e querem saber que você valoriza o negócio deles.
Quando você trata os clientes com respeito e cuidado, por meio do atendimento humanizado, é muito mais provável que eles fiquem com você e recomendem seus serviços a outros.
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Entenda quem é seu cliente
Uma das partes mais importantes da humanização de seu serviço é compreender quem são seus clientes.
Entender sua demografia é essencial, mas não é suficiente.
Você também tem que mergulhar mais fundo e compreender suas necessidades e desejos. Você não tem apenas que perguntar a seus clientes o que eles querem.
Em vez disso, pergunte:
- Por que eles querem isso?
- Por que eles querem um determinado produto ou serviço?
- Por que eles o querem de sua marca?
Todas essas questões vão ajudar você a ter um atendimento humanizado em sua empresa.
Se você entender o que leva seus clientes a tomarem decisões, você será capaz de responder a suas perguntas com mais confiança e de encontrar novas maneiras de resolver problemas que seus clientes nem sequer sabiam que tinham.
A descoberta dessas motivações ocultas pode ajudá-lo a encontrar soluções criativas para problemas comuns.
Você será capaz de abordar seus clientes em um nível mais profundo, o que poderá ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro a longo prazo.
O vídeo abaixo vai ajudar você a entender melhor sobre como realizar um atendimento humanizado na sua empresa:
Seja empático
Hoje em dia, a palavra empatia pode ser muito usada.
Como resultado, nem sempre as pessoas dão a ela o devido crédito.
Há muitas maneiras de se tornar mais empático para seus clientes.
Empatia é entrar no lugar de outra pessoa.
O atendimento humanizado trata-se de entender o que eles estão passando, o que eles estão sentindo e quais são suas necessidades.
Se você quiser entender mais seus clientes, há algumas coisas simples que você pode fazer.
Uma das melhores maneiras é fazer uma lista de seus clientes e suas necessidades.
Anote tudo o que você sabe sobre eles e o que os mantém acordados durante a noite.
Contudo, você não tem que fazer isso para cada cliente. Escolha um ou dois clientes e realmente conheça-os. Tente entrar no lugar deles e ver as coisas do ponto de vista deles.
Outra maneira de se tornar mais empático é tentar se colocar no lugar de seus funcionários.
Nesse processo, fazer as seguintes perguntas pode ajudar:
- O que eles estão sentindo?
- O que eles estão passando?
- Como eles estão se sentindo em relação ao seu trabalho?
Seja empático não só com seus clientes, mas também com seus funcionários. A compreensão de sua equipe o ajudará a compreender melhor seus clientes.
Cuidar primeiro das pessoas e dos processos
Os clientes querem saber que você está cuidando deles.
Eles querem saber que você se importa com a experiência deles e que você está resolvendo seus problemas.
Todavia, infelizmente, algumas empresas estão tão concentradas em cuidar dos clientes que se esquecem de cuidar de seus funcionários.
Isso significa que você terá que contratar e treinar novos funcionários constantemente. O atendimento humanizado depende da abordagem deles, lembre-se, e você pode perder alguns de seus melhores funcionários pela sobrecarga de trabalho.
Cuidar tanto dos clientes quanto dos funcionários é importante, quando se trata de atendimento humanizado.
É fundamental cuidar de seus processos e garantir que seus funcionários sejam apoiados.
Lembre-se de que o contato da sua empresa com o seu cliente, na maior parte das vezes, é realizado por meio de seus colaboradores.
Não dar o tratamento adequado a eles pode levar a problemas a longo prazo, não apenas para sua empresa, mas também para seus clientes.
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Oferecer atendimento humanizado é uma parte importante de uma grande experiência do cliente.
Trata-se de colocar o ser humano de volta nas interações com o cliente e de compreender quem são seus clientes, ter empatia com eles e ser responsivo às suas necessidades.
Ainda, oferecer atendimento humanizado consiste em cuidar de seus processos internos e de garantir que seus funcionários sejam atendidos.
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