Porque fazer planejamento contábil para pequenas e médias empresas

Escritório de contabilidade Campinas

 

O Brasil tem mais de 6 milhões de micro e pequenas empresas, que totalizam 99% dos negócios do país. Isso é o que mostra uma pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com o Dieese, entre 2000 e 2011. O problema é que muitas dessas empresas não suportam as pressões normais do cotidiano e acabam encerrando suas atividades com pouco tempo de vida. Segundo o Sebrae cerca de 71% das micro e pequenas empresas abertas anualmente no Brasil fecham antes de completar cinco anos.

Um dos principais motivos disso acontecer é a falta de planejamento contábil. Alguns empresários equivocadamente ainda acreditam que apenas grandes empresas necessitam realizar um planejamento. No entanto, ele é fundamental para a conquista de metas e objetivos.

O planejamento é essencial em todas as atividades da empresa, mas principalmente nas atividades da área financeira, uma gestão financeira eficiente tornou-se atualmente um fator determinante de sucesso, dado o nível de competitividade entre as empresas.

Um planejamento contábil é uma estratégia fundamental para que os empreendedores consigam estabelecer suas metas financeiras de curto e longo prazo, a partir da análise da situação financeira da empresa e orientando a tomada de decisões sobre o negócio. Dessa forma, um planejamento contábil constitui uma ferramenta administrativa utilizada pelo gestor para reconhecer o atual cenário do empreendimento e estudar os caminhos possíveis a serem seguidos, viabilizando a rota para essas metas serem atingidas, com a prospecção dos recursos disponíveis.

É através de um planejamento contábil bem elaborado, por exemplo, que o gestor de uma pequena e média empresa consegue mensurar o lucro efetivo de sua empresa. Uma contabilidade bem feita também permite que o empreendedor consiga diferenciar dois tipos importantes de gasto, o que é custo do produto e o que é despesa. À medida que ele consegue fazer essa diferenciação, ele atribui custo ao seu produto, e assim projeta o preço de venda desse produto.

Isto é, ter um planejamento contábil é extremamente relevante não só para a manutenção do negócio, mas para seu desenvolvimento.

Rolar para cima